Quem deveria ganhar o Mercury Prize de hoje? - Na Mira do Groove

Quem deveria ganhar o Mercury Prize de hoje?

Adele sugerindo um pós-Amy? James Blake com seu R&B-lo-fi-dubstepizado? PJ Harvey e a contextualização da 1ª Guerra? Confira os favoritos a ganhar o prêmio de melhor álbum

Todo ano, o Mercury Awards premia o melhor álbum do ano da Inglaterra e Irlanda levando em consideração, quase sempre, a aceitação da crítica e do público ao mesmo tempo. Tem que ter essa certa ponderação, para não cair para aquele lado mais ‘acadêmico’ da premiação, ou absurdamente ‘popular’, como somos acostumados a ver com o VMA, por exemplo – que, neste ano, deu destaque a Tyler, the Creator, o que me surpreendeu positivamente.

E a 20ª edição do Mercury Prize Awards ocorre hoje à noite.

Segundo um artigo do Guardian, há muitas chances de PJ Harvey faturar com o disco Let England Shake, que surpreendeu por sua temática inusitada ao contextualizar a Primeira Guerra Mundial com requintes sonoros bem abrasivos. Apesar de ser um ótimo disco, não há nem o que contestar, ele é um pouco difícil de ser gestado, principalmente por estar mais envolvido com a cultura da Inglaterra. Talvez falte um pouco de universalização a esse disco, o que não compromete sua qualidade, já deixo avisado.

Sem falar que Adele também concorre com o seu 21, sugerindo um pós-Amy Winehouse um mês depois de sua partida repentina. Por mais que esse disco tenha um grande impacto devido à voz potente da cantora, não representa algo significativamente novo para a música em si.

Mas aposto minhas fichas que, quem vai faturar esse prêmio, será James Blake com seu álbum homônimo. Ele carrega a novidade em si por suas melodias de dreampop e R&B em cima de colagens lo-fi com influências do dubstep. Quem já navega aqui por um tempo, deve saber que o Na Mira do Groove deu uma cotação baixa para o disco. Mas não ficaria chocado se o disco conquistasse esse prêmio.

Na minha opinião pessoal, quem deveria levar o prêmio é a cantora Anna Calvi com seu álbum homônimo. Ela tem uma bela voz, traz um som inovador ao misturar flamenco com música folk, sem falar que é uma excelente guitarrista. Por mais que represente mais um compromisso estético da cantora com suas influências pessoais, vejo Anna Calvi como um disco bem conciso, forte e que esbanja musicalidade. Mas, acho muito difícil que ela fature.

Confira os discos que foram nomeados ao Mercury Prize de 2011:

• Metronomy – The English Riviera
• Adele – 21
• Everything Everything – Man Alive
• Ghostpoet – Peanut Butter Blues & Melancholy Jam
• Anna Calvi – Anna Calvi
• Tinie Tempah – Disc-Overy
• Elbow – Built a Rocket-Boys!
• Gwilym Sincock – Good Days at Schloss Elmau
• James Blake – James Blake
• PJ Harvey – Let England Shake
• Katy B – On a Mission
• King Creosote & Jon Hopkins – Diamond Mine

E aí, quem você acha que deve ganhar o prêmio? Lembrando que, no ano passado, quem venceu foi o álbum homônimo do The xx.

Update: quem levou o Mercury Prize Awards de melhor álbum foi Let England Shake, da PJ Harvey.

Jornalista bem-humorado. Colaborou com publicações como Scream & Yell, Revista da Livraria Cultura e Revista Brasileiros. É o cara que mantém o Na Mira do Groove.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comente

Quem deveria ganhar o Mercury Prize de hoje? - Na Mira do Groove