Satanique Samba Trio reforça seu divertido hibridismo em Xenossamba

Sexteto (sim, sexteto) de Brasília lança LP duplo de 7″ com apenas 16 minutos de duração

Gravadora: Independente
Data de Lançamento: 20 de outubro de 2017

Itamar Assumpção, Captain Beefheart, Martinho da Vila, Milton Banana, Chelpa Ferro. Eu poderia citar diversos nomes, e ainda assim não me aproximaria da riqueza híbrida que forma o Satanique Samba Trio, grupo natural de Brasília.

Na verdade, o Satanique é um sexteto, composto por Lupa, Munha da 7, L. Sombrio, Don Chavez e Jota Dale.

Com uma carreira iniciada em 2004, o grupo mantém-se firme como uma das melhores novidades tupiniquins dos últimos anos – tanto que já participou de coletâneas internacionais (como do jornal britânico The Guardian), além de participar de um documentário da BBC sobre nova música brasileira.

O grupo ressurge com novo disco, Xenossamba, comercializado como LP 7″ duplo.

São 8 faixas bem curtas, com no máximo 3 minutos, que encapsula a essência do grupo: enaltecer o samba ‘maldito’ e marginalizado por vias nada óbvias, com guitarras obtusas, cordas que parecem estilhaçadas e um tipo de fuzarca controlada que mostra o caos sobre a estética, num tipo de abordagem free-jazzística sobre samba ou MPB.

É uma bad trip instigante, sem volta, repleta de criatividade e, principalmente, rejeição às convenções musicais. Parece malévolo ou coisa de doidivanas, mas na verdade é mais divertido do que se imagina. Ouça:

Tracklist:

01. Altos Traumas
02. Vendo Vultos
03. Xenomorphus #1
04. Xenomorphus #2
05. Glisserrata
06. Samba de Todas As Notas (Every Note Samba)
07. Xenomorphus #3
08. Xenomorphus #4

Share this post

Tiago Ferreira

Editor do Na Mira desde 2010 - que, além de site, também é canal do YouTube e Embaixador Spotify. Já trabalhei como redator de comunicação interna, produtor de conteúdo da B2W (Americanas, Submarino e afins) e repórter de entretenimento, ciência e tecnologia no Vix.com. Também sou colaborador eventual da Revista da Cultura (da Livraria Cultura).


Mais artigos para você:


Poste um novo comentário