Ouça e baixe o novo disco de Strausz: ‘Spectrum Vol. 1’

Kassin, Alice e Danilo Caymmi, Medulla e mais participam no disco de estreia do já renomado produtor carioca

É falar de eletrônica brasileira atual, e logo você vai encontrar o nome do carioca Diogo Strausz. Seu trabalho dialoga com as múltiplas expressões culturais brasileiras, atingindo do tecnobrega ao rock. Mas suas produções raramente são focadas em um gênero só: são flutuantes, em algumas vezes obscura, noutras vezes contidamente festiva.

Ele é DJ, mas admitiu que não é tão bom atrás das picapes. Seu trabalho funciona melhor como pano de fundo de novos artistas como Castello Branco e, mais recentemente, Alice Caymmi, ao produzir Rainha dos Raios (2014).

Para que o ouvinte pudesse ficar submerso ao seu amplo leque de musicalidade, Strausz decidiu lançar um disco. É aquele típico álbum de produtor: várias faixas com diferentes climas sônicos, cada uma com participação diferente.

O disco chama-se Spectrum Vol. 1 (nada a ver com aquele disco do Billy Cobham…) e reúne nomes como Jacob Perlmutter, Brent Arnold, o grande arranjador Danilo Caymmi (pai de Alice), Apollo, Keops e Raony (da banda Medulla) e Kassin, produtor com quem o trabalho de Strausz mais se assemelha.

São 12 faixas que operam como reflexo de suas explorações sônicas. Começa com acordes de um violão que ensaia música nortista em “Chibom” (no melhor estilo Felipe Cordeiro). Em seguida, o single “Narcissus” traz os caras do Medulla cantando em inglês num soul-funk que nos remonta ao sucesso do movimento black rio, dos anos 1970.

“Não Deixe de Alimentar”, com participação de Ledjane MottaMaria Pia, foi uma das mais trabalhosas porque já estava com a parte da bateria, feita por Patrick Laplan, já pronta. “Tive que criar o restante do arranjo lidando com a limitação de ter essa parte instrumental já estruturada”, disse Strausz ao site RockinPress. “Acabou se tornando uma das minhas favoritas”.

Em “Me Ama”, o músico estabelece uma linha de conexão entre o drum’n bass e as elucubrações de Kassin.

A única faixa em que ouvimos a voz de Strausz é em “Vovô”: “Essa letra foi inspirada em conversas com meu avô e também em coisas que ouvi no centro espírita que frequento”, revelou o músico, em entrevista ao jornal O Globo.

Ouça o disco Spectrum Vol. 1 na íntegra, no player abaixo. Para fazer o download gratuito do disco, visite o site oficial de Strausz.

Artistas Strausz

Share this post

Tiago Ferreira

Editor do Na Mira desde 2010 - que, além de site, também é canal do YouTube e Embaixador Spotify. Já trabalhei como redator de comunicação interna, produtor de conteúdo da B2W (Americanas, Submarino e afins) e repórter de entretenimento, ciência e tecnologia no Vix.com. Também sou colaborador eventual da Revista da Cultura (da Livraria Cultura).


Mais artigos para você:


Sem Comentário

Adicione um comentário