Capa do disco Not Nearly Enough To Buy A House, de Kjetil Mulelid Trio

Crítica: Kjetil Mulelid Trio | Not Nearly Enough To Buy A House

O formato piano-baixo-bateria em direção à juventude

Gravadora: Rune Gramoffon
Data de Lançamento: 27 de outubro de 2017
Avaliação: 6.5/10

Jovens de 20 e poucos anos tocando essencialmente jazz acústico. Leve em consideração que são todos da região nórdica.

O que esperar?

Ora, a veia pulsante da juventude na sua concepção musical! O pianista Kjetil Mulelid personifica todas as fases de Chick Corea e Keith Jarrett em um músico só, flutuando entre melodias nebulosas e ataques inspirados.

Todas as composições são de sua autoria, e pode-se dizer que elas adquirem tons paisagísticos que se autodestroem progressivamente.

Apesar da idade, não se engane: ao lado do baixista Bjørn Marius Hegge e do baterista Andreas Skår Winther, Mulelid sabe como dialogar com os sentidos do ouvinte.

Em “You Stood There in Silence”, cada integrante segue distanciado um do outro. Parece que eles vão enveredar uma linha avant-garde, mas em breve o que parece desconstrução cria conjuntura própria, e Mulelid nos entrega uma linda peça que parece a trilha de uma aventura emocionante.

É ao encurtar a trincheira entre música clássica e jazz que Mulelid soa mais bem-sucedido, algo que também faz em “From Someone’s Else Point of View”, que opera com o silêncio a seu favor.

Por mais que seja difícil pescar a originalidade entre melodias firmes e flutuantes, Not Nearly Enough To Buy A House dinamiza o métrico e o assimétrico com perspicácia.

“Fly Fly”, talvez o melhor tema do disco, retoma um dos insights mais interessantes quando se trata do trio piano-baixo-bateria: o pega-pega musical entre os instrumentistas, onde, claro, sobressai a individualidade do líder Mulelid.

Bom6.5
Tracklist:

01 Entrance
02 Fly, Fly
03 Children's Song
04 You Stood There In Silence, Having No Words
05 C & R
06 From Someone Else's Point Of View
07 Time/Breath
08 Leaving Home
09 Three Last Words

Melhores Faixas: "Fly, Fly", “You Stood There in Silence”.
6.5
Artistas Kjetil Mulelid

Share this post

Tiago Ferreira

Editor do Na Mira desde 2010 - que, além de site, também é canal do YouTube e Embaixador Spotify. Já trabalhei como redator de comunicação interna, produtor de conteúdo da B2W (Americanas, Submarino e afins) e repórter de entretenimento, ciência e tecnologia no Vix.com. Também sou colaborador eventual da Revista da Cultura (da Livraria Cultura).


Mais artigos para você:


Sem Comentário

Adicione um comentário