Crítica: Lucas Santtana | Modo Avião

Desconectar é preciso: eis o convite para observação e contemplação

Gravadora: Natura
Data de Lançamento: 23 de junho de 2017
Avaliação: 6/10

O termo ‘modo avião’, aqui, tem o sentido de se desconectar totalmente da tecnologia para conectar-se ao mundo. Em tempos de predomínio do smartphone, essa decisão por si só tende a levar à solidão – que, por sua vez, propicia o autoconhecimento.

Lucas Santtana não propõe negação total, nem gasta verbo criticando as notificações de celular.

Modo Avião sugere a prática de se desligar um pouco para observar os sons ao redor, contemplar as nuvens, interagir com a paisagem…

Os resultados disso são abstratos. Ninguém vai ficar mais rico, vai virar o gênio da lâmpada ou se tornar mais maduro que o outro adotando contato maior com as coisas à nossa volta. Como canta na faixa-título, ‘a felicidade ali, nos gestos mais simples‘, trata-se de um ingrediente importante para aproveitar melhor a vida.

Lucas, claro, está longe de ser o primeiro a recobrar a importância de se desconectar desse mundo maluco. De Arcade Fire a Tom Zé, o mundo das redes sociais gera intrigas porque, basicamente, nos afasta inclusive de nós mesmos.

Para convencer em seu argumento, o próprio Lucas Santtana fez um exercício de despir sua música a algo mais cru, acústico, ambient até.

Com produção mais límpida, músicas como “Só o Som” e “Vamos Andar pela Cidade” têm tonalidades mais lúdicas, com melodias flutuantes que nos levam a associar a multiplicidade de imagens descritas pelo compositor: a voz que atravessa as raias do absurdo; o cabelo longo, mas não liso.

Escapistas, as canções são imbuídas de guitarras monocromáticas e uma densidade melancólica de MPC e sintetizadores que formam rotas distintas nas muitas viagens que oferece ao ouvinte.

“Streets Bloom” é um convite ao interno da consciência, enquanto “Um Enorme Rabo de Baleia” parece a divagação após horas contemplando o mar.

Ao lançar o disco, Lucas criou um conceito de audiofilme, para intensificar a experiência de ficar off da tecnologia e on com a sua própria mente. A absorção é imediata, porque a estética é propícia à solidão. Quem sabe, assim, esses estímulos de desconexão não surjam por conta própria?

Bom6
Tracklist:

01 Só o som
02 Streets Bloom
03 Modo avião
04 Um enorme rabo de baleia
05 Vamos andar pela cidade
06 Brasa de dois
07 O nome de Maria
08 Árvore Axé
09 Mrs Urban
10 Una cancion que se vá​
11 Modo avião (História completa) [Versão Brasileira]
12 Modo avião (Full Story) [English Version]

Melhores Faixas: "Vamos andar pela cidade", "Una cancion que se vá​".
6
Artistas Lucas Santtana

Share this post

Tiago Ferreira

Editor do Na Mira desde 2010. Já trabalhei como redator de comunicação interna, produtor de conteúdo da B2W (Americanas, Submarino e afins) e atualmente sou repórter de notícias, ciência e tecnologia no Vix.com. Também sou colaborador eventual da Revista da Cultura (da Livraria Cultura).

Sem Comentário

Adicione um comentário