Crítica: China Moses | Nightintales

Em 6º disco, filha de Dee Dee Bridgewater eleva técnica e se mostra mais versátil do que se imaginava

Gravadora: MPS/Edel Germany GmbH
Data de Lançamento: 31 de março de 2017
Avaliação: 7/10

Já no 6º disco, a cantora China Moses mostra que o jazz vocal pode ter uma visão mais despojada e contemporânea do que se imagina.

A norte-americana de 39 anos, que mora na França e é filha da lendária Dee Dee Bridgewater, considerada uma das maiores intérpretes jazzistas, mostra vigorosa faceta pop em Nightintales.

Ela mesma já afirmou que, em sua música, jazz, soul e blues são uma coisa só. Com Nightintales, fica provado que o pop também tá no meio dessa jogada, devido à produção meio Blue Note do britânico Anthony Marshall.

China Moses compõe desde os 18, e o passar dos anos mostrou que a forma com que o canto sai é parte de um corpo musical único. Essa unicidade é percebida mesmo na bela noção de espalhafatoso entregue em “Disconnected” ou no baile proposto em “Watch Out”.

Standard contemporâneo

No meio de sua carreira, China chegou a cantar standards do jazz – tanto que dedicou um álbum à Dinah Washington, This One’s For Dinah, de 2009.

Inevitavelmente seu canto vinculou-se ao jazz clássico, algo que pode ser percebido na balada ao piano “Ticking Boxes”, com acentuações pontuadas do baixo de ‘Level’ Neville Malcolm. “Blame Jerry”, com participações de Marshall e o trompetista Theo Croker, é um retorno aos anos 1950, àquele tipo de bop com blues.

Os vaivéns temporais de Nightintales reforçam mais a versatilidade do que a potência de uma cantora que brilha em cores no meio de tantos preto-e-brancos por aí.

Porém, o disco está mais preso à capacidade técnica de China Moses do que a um tipo de representatividade do século XXI. É moderno, é cativante e instiga. Só não é idôneo.

Errata:

Nightintales é o 6º disco da carreira de China Moses, e não o 7º, como estava anteriormente.

Bom7
Tracklist:

01 Running
02 Put It On The Line
03 Disconnected
04 Ticking Boxes
05 Whatever
06 Watch Out
07 Nicotene
08 Lobby Call
09 Hungover
10 Blame Jerry
11 Breaking Point

Melhores Faixas: "Running", "Disconnected", "Hungover".
7
Artistas China Moses

Share this post

Tiago Ferreira

Editor do Na Mira desde 2010. Já trabalhei como redator de comunicação interna, produtor de conteúdo da B2W (Americanas, Submarino e afins) e atualmente sou repórter de notícias, ciência e tecnologia no Vix.com. Também sou colaborador eventual da Revista da Cultura (da Livraria Cultura).

Sem Comentário

Adicione um comentário